TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: REMÉDIOS IMUNOSSUPRESSORES

REMÉDIOS IMUNOSSUPRESSORES


 Os imunossupressores são medicamentos, usados para evitar a rejeição do órgão transplantado.

SISTEMA IMUNE 

 O sistema imunológico reconhece, defende e protege o organismo contra infecções, e rejeita tudo o que é estranho. O órgão transplantado é visto pelo sistema imune como algo estranho, que não pertencente ao organismo do receptor. Para tanto, é condição sinequa non, sem a qual não pode deixar de existir, o uso dos imunossupressores, que irão adequar o sistema imunológico e evitar a rejeição do órgão. 

TRATAMENTO CONTÍNUO

 Para o sucesso do transplante é necessário que as medicações sejam tomadas da forma prescrita, seguindo os horários, as orientações e cuidados, em uso contínuo, ou seja,diariamente. 

INDIVIDUALIZAÇÃO e ADESÃO 

 A dosagem deve ser exata, por isso é ajustada individualmente, conforme a necessidade de cada paciente. Ao ingerir uma quantidade maior, o seu organismo pode ficar mais susceptível às infecções e o medicamento poderá tornar-se tóxico, e ao ingerir uma quantidade menor, ou seja, abaixo do indicado, o seu organismo poderá rejeitar o órgão, acarretando na perda do transplante. No decorrer do tempo com o transplante, podem ser necessários ajustes nas doses.
Fique atento se houver alteração nas doses e siga as orientações para evitar problemas e intercorrências. Comunique ao seu médico caso a marca do medicamento fornecido pela Secretaria de Saúde mude, pois pode ser necessário acompanhamento mais rigoroso da dosagem e ajustes poderão ser necessários.

APAC 

 As autorizações para procedimentos de alto custo são chamadas de APAC, são os impressos para aquisição dos imunossupressores, preenchidos pelo médico.
Os medicamentos são retirados em locais específicos, que são as farmácias de especialidades do sistema único de saúde - SUS, conhecidas como farmácia de alto custo.
A equipe ambulatorial que realiza o acompanhamento indica a farmácia e é de responsabilidade do paciente/familiar a retirada dos medicamentos imunossupressores.

TIPOS DE IMUNOSSUPRESSORES 

Estas são as medicações imunossupressoras geralmente utilizadas nos transplantes: 

Princípio Ativo - Nomes Comerciais®

Azatioprina - Imuram®
Tacrolimo - Prograf® , Tarfic® e Tacrofort® 
Ciclosporina - Sandimmum® e Sigmasporim®
Prednisona - Meticorten®, Artinizona®, Corticorten®, Flamacorten®
Predson®, Prednax®, Prednis, Predcort® e Precortil®
Micofenolato de Sódio - Myfortic®
MicofenolatoMofetil - Cellcept®
Everolimo - Certican®
Sirolimo - Rapamune®


ESQUEMA TRÍPLICE

 A combinação de medicamentos, geralmente em esquema tríplice, ou seja, com três imunossupressores, visa garantir melhor eficácia do tratamento, pois cada um deles tem mecanismos de ação diferentes e a combinação possibilita usar doses mais seguras, evitando eventos adversos. 

ATENÇÃO 

 Todas as medicações, inclusive os imunossupressores podem causar eventos adversos, caso ocorra, não suspenda o uso, nem altere a dosagem, entre em contato com sua equipe de saúde para avaliação do que será necessário fazer neste caso.


MÁYLLE SANTOS RIBEIRO.





REFERÊNCIAS:

http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/10/capa/projetos_correio/cenario_xxi/108722-ha-50-anos-o-primeiro-transplante.html

http://www.abto.org.br/abtov03/default.aspx?c=927

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: TEMPO DE ESPERA DE UM TRANSPLANTE NO BRASIL

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS : CONCEITOS

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: COMPATIBILIDADE