TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: COMPATIBILIDADE



TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: COMPATIBILIDADE

  Quando se fala em transplantes a necessidade de compatibilidade entre o doador e o receptor está muito bem estabelecida pela literatura médica. O uso de células ou órgãos incompatíveis submeterá o receptor a um índice inaceitável de mortalidade.
  Entretanto a maioria das pessoas não sabe como se determina a compatibilidade entre doadores e receptores de órgãos e células-tronco transplantadas. O teste de compatibilidade é tecnicamente denominado como Sorologia HLA (Human Leukocyte Antigen/Antígeno Leucocitário Humano). Este teste é realizado por meio da coleta de cerca de 10 ml de sangue de quem receberá o transplante e dos possíveis doadores. Basicamente, os diferentes métodos avaliam as principais glicoproteínas da superfície das células que vão determinar uma resposta imunológica do receptor.
  Matematicamente é possível existir em torno de 100 milhões de combinações possíveis para o sistema de compatibilidade humano. Outra dificuldade enfrentada pelas autoridades sanitárias são os indivíduos que possuem haplótipo raro, ou seja, àqueles que apresentam uma combinação tão rara que se torna praticamente impossível o encontro de outro ser humano semelhante no mundo.
Dados do National Marrow Donor Program (NMDP), entidade consagrada no auxílio ao paciente norte-americano sem doador compatível, mostra uma triste realidade: 20 a 30% da população norte-americana podem ter essa característica. 
 Por isso, para tentar diminuir o impacto nos indivíduos com haplotipia rara, o NMDP possui em seu acervo em torno de 6 milhões de doadores cadastrados e 200.000 unidades de sangue de cordão umbilical. Além disso, recentemente ocorreu aprovação orçamentária para coleta de mais 150.000 unidades de sangue de cordão umbilical.

Tainara Dutra Silva.








Doação de medula.


Referências: 


http://www.odebate.com.br/saude-beleza/compatibilidade-entre-doadores-e-receptores-de-orgaos-25-04-2007.html. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: TEMPO DE ESPERA DE UM TRANSPLANTE NO BRASIL

CÉLULAS TRONCO