CÉLULAS TRONCO NO DENTE DE LEITE



Células-tronco do dente de leite



  Dentre as várias fontes de células-tronco, a polpa do dente destaca-se pelo fato de fornecer células-tronco mesenquimais multipotentes e imunocompatíveis, isto é: elas podem servir não só ao doador, mas também a toda sua família.
  A coleta é um processo não invasivo, pois a queda do dente ocorre naturalmente nas crianças entre 5-12 anos de idade. A mesma poderá ser realizada em casa ou por um odontopediatra de confiança dos pais.
  No Brasil, estudos clínicos usando a polpa dos dentes de crianças têm se mostrado eficazes, por exemplo, na reabilitação de lábio leporino – quando o paciente tem uma abertura na região do lábio ou do céu da boca, fruto do não fechamento dessa estrutura durante a gestação.
  As células-tronco extraídas da polpa do dente de leite de crianças autistas também têm sido alvo de estudos na Universidade São Paulo (USP). O projeto A Fada do Dente é desenvolvido pela bióloga Patrícia Beltrão Braga, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), em parceria com o professor e neurocientista Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia.
  Com as células da polpa do dente, os pesquisadores realizam uma reprogramação celular, transformando-as em células-tronco que são diferenciadas em neurônios. Esse processo permite identificar diferenças biológicas nos neurônios com autismo, estudar seu funcionamento e até mesmo testar drogas.


GABRIEL SANTANA.





REFERÊNCIAS:

Site CCB: https://ccb.med.br/texto/polpa-do-dente

Site Stem Corp: http://www.stemcorp.com.br/celulas-tronco-mesenquimais/

Revista crescer: http://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2016/08/pais-congelam-dentes-de-leite-dos-filhos-para-preservar-celulas-tronco.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: TEMPO DE ESPERA DE UM TRANSPLANTE NO BRASIL

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS : CONCEITOS

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: COMPATIBILIDADE